Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2017

Acesso aos portos do Porto do Rio terá sistema informatizado
Por: Portos e Navios
Postado em: 10/07/2017 as 15:38:09

Integrado aos sistemas de controle de tráfego terrestre dos arrendatários, o projeto contará com o apoio dos arrendatários no desenvolvimento de uma plataforma de integração e de geração virtual de documentos de autorização de entrada (controlada pela autoridade portuária) e visa a otimizar a entrada e a saída de veículos no porto.

Tomazoni afirma que a maior reclamação dos órgãos que negociam com a companhia é a dificuldade de acesso ao porto e que o Programa de acesso aos Portões vai ajudar a suprir essa demanda do mercado. “O intuito é automatizar processos contínuos, melhorar a eficiência, aumentar a segurança e o controle e diminuir os gargalos na logística de chegada, acesso e saída de veículos no Porto do RJ", destaca. Segundo ele, o programa será implantado primeiramente no Porto do Rio e, em seguida, estendido ao Porto de Itaguaí.

André Seixas, presidente da Associação dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro (Usuport-RJ), alertou para os excessos burocráticos impostos aos transportadores rodoviários e aos usuários de serviços em geral nos acessos aos portos organizados do Rio de Janeiro. Ele ressaltou que é preciso colocar o Porto do Rio no patamar dos melhores do mundo. “A abertura desses canais trará muitos ganhos para o porto, seus usuários e para a comunidade como um todo.”

Um protótipo do projeto será apresentado no próximo dia 27.