Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Terminal de Passageiros do Mucuripe deve esperar um ano por dragagem
Por: Diario do Nordeste
Postado em: 07/11/2017 as 11:18:20

Previsões

"O projeto básico encontra-se em fase de finalização, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH/MTPA), a licença ambiental já está disponível e a Secretaria Nacional de Portos do Ministério de Transportes, Portos e Aviação Civil tem a previsão de licitar até dezembro de 2017", afirma nota enviada pelo Ministério à redação. A soma de todo o investimento previsto para a conclusão da obra chega a R$ 28 milhões, de acordo com dados também confirmados pelo Ministério dos Transportes, e a previsão é de que a tão esperada dragagem ocorra em seis meses a partir da data de início das obras.

Improviso

Enquanto o cais do Terminal de Passageiros não atinge a profundidade de 13 metros necessária para que embarcações do porte do MS Sirena - o primeiro cruzeiro a trazer turistas para Fortaleza nesta segunda metade do ano - possam atracar, o Porto do Mucuripe deve continuar a operar no improviso durante a próxima temporada de cruzeiros.

Os cerca de mil passageiros do Sirena, a exemplo de outros desde 2014, também tiveram de desembarcar no terminal de cargas e serem levados ao terminal de passageiros em vans, até serem recepcionados e direcionados aos pontos turísticos da Capital. Até março de 2018, segundo informou a Secretaria do Turismo do Ceará, serão mais 13 embarcações do tipo - ou seja, que ainda não podem atracar diretamente no Terminal de Passageiros. Mesmo com todo o deslocamento que tem sido realizado para recepcionar os visitantes, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) informa que "o número de turistas chegando pelo porto em 2017 já é maior que o total de passageiros que vieram em todo o ano de 2016, quando a Capital recebeu oito navios, com 8.625 passageiros".

O Terminal de Passageiros do Mucuripe, encravado em uma área privilegiada e dotado de uma infraestrutura que comporta muitas pessoas em um ambiente especial, tem sido usado frequentemente para a realização de eventos.

Investimentos no NE

A exemplo do Porto do Mucuripe, outros terminais portuários do Nordeste passaram longos períodos a espera de recursos federais para que a modernização fosse, enfim, proporcionada às instalações. Um deles é o de Maceió, que teve 20 anos de espera destacados pelo próprio Ministério dos Transportes - responsável pela liberação ou não dos recursos. "Esperada há 20 anos, a dragagem do Porto de Maceió teve início autorizado" em outubro último. O contrato, assinado pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, foi firmado com a empresa belga Jan de Nul, vencedora da licitação. Com valor de R$ 31,7 milhões, as obras para o aprofundamento do Porto de Maceió incluem o canal de acesso, a bacia de evolução e os berços. O prazo para execução de vigência do contrato com a empresa é de 13 meses, a partir da assinatura, sendo nove para a execução do serviço de dragagem", detalha o texto de divulgação do investimento.

Contatado, o Ministério informou à reportagem que, "na região Nordeste, a Secretaria Nacional de Portos também disponibilizou recursos para os portos da região Nordeste de Fortaleza (CE), Cabedelo (PB) e Maceió (AL), referentes às melhorias nos seus acessos aquaviários".

Contêineres no Mucuripe

Especificamente no Ceará, são dois alvos de recursos: o Porto do Mucuripe e o Porto do Pecém. No primeiro, além da dragagem mais necessária para o Terminal de Passageiros, há ainda "a implantação de terminal de contêineres no Porto de Fortaleza (CE) - obra a ser concluída em 2018 e valor de investimento de R$ 32,5 milhões".

Modernização

Para o segundo porto cearense, há a "execução da obra de modernização do terminal portuário de uso misto do Pecém (CE) - obra a ser concluída em 2018 e valor de investimento de R$ 33 milhões". Além desta, a Secretaria informa de recursos aplicados para "a construção do berço 108 no Porto do Itaqui, em São Luís (MA) - obra concluída em 2017, com valor de investimento R$ 70 milhões".