Sexta-Feira, 17 de Novembro de 2017

Praticagem é premiada pela Antaq por melhorar a eficiência do Porto de Santos, SP
Por: G1
Postado em: 14/11/2017 as 15:21:00

“Com o crescimento das dimensões dos navios, a Praticagem realizou grandes investimentos para garantir a segurança nas manobras num porto com as características do de Santos: estreito, raso e sinuoso”, explicou o presidente da instituição, Nilson Ferreira, a após a premiação em Brasília (DF).

O sistema utilizado pela Praticagem chama-se Redraft – Calado Real e é inédito no mundo. O recurso foi implantado em 2016 nas operações dos dois portos e fornece aos práticos informações em tempo real sobre a profundidade dos canais de navegação, garantindo a segurança de navios de maiores proporções.

Segundo a empresa, até o ano 2.000, a maior parte dos navios que operava no cais santista apresentava arqueação bruta entre 10 e 30 mil toneladas, com no máximo 225 metros de comprimento e 32 metros de largura. Atualmente, são embarcações de 50 mil toneladas com dimensões superiores 336 metros.

O Redraft possibilita que o prático saiba se um navio com grande calado tem condições seguras de trafegar pelo canal de navegação em determinado momento e, assim, pode otimizar o aproveitamento das “janelas de maré”. O sistema permitiu elevar em 50% a eficiência da movimentação dos navios em mau tempo.

“Esse prêmio é uma recompensa aos esforços e investimentos da Praticagem, que beneficiaram o setor portuário como um todo”, complementou Nilson Ferreira. A empresa Argonautica, desenvolvedora do sistema, também foi reconhecida na premiação ocorrida na sede da Antaq, na quinta-feira (9).

Meio ambiente

No mesmo evento, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do Porto de Santos, recebeu o prêmio Antaq de Sustentabilidade Ambiental Aquaviária. O cais santista foi reconhecido como o vencedor na modalidade Maior Evolução Anual no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da agência reguladora.

Segundo Antaq, o resultado é decorrência da licença de operação concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), em abril deste ano, a mais importante entre as três modalidades de licença ambiental. O índice é um ranking que avalia a gestão ambiental em portos organizados no Brasil.